InícioDestaque"Acho importante que marcas e empresas invistam na diversidade, abrindo espaço para...

“Acho importante que marcas e empresas invistam na diversidade, abrindo espaço para artistas que não são do mainstream”, diz Rael, atração do TIM Music Urbanamente SP

A edição paulista do festival TIM Music Urbanamente acontece neste domingo, 3, na Audio, zona oeste de São Paulo e contará com importantes nomes da Urban Music no país. Entre as atrações estão o rapper Rael e os grupos de reggae Maneva e Onze:20 e o quarteto Haikaiss.

O evento, que serve como uma plataforma de entretenimento democrática, apresentando diferentes expressões musicais, é o primeiro do Brasil dedicado exclusivamente ao gênero.

“Acho importante que marcas e empresas invistam na diversidade, abrindo espaço para artistas que não são do mainstream. Tem que ter alguém exercendo esse papel pra gente não ficar consumindo mais do mesmo, e, também, conhecer coisas novas. Tem tantas coisas com identidade, com diferencial, com potencial de atingir grandes massas… e com iniciativas como esta, conseguimos alcançar mais ou menos esse cenário”, conta Rael, a respeito das mudanças no relacionamento entre marcas e artistas menores.

Lançado em junho, sob o conceito “A Música que a sua vida pede”, o TIM Music Urbanamente busca proporcionar experiências únicas para os fãs de diversas tribos e gêneros musicais, reforçando a pluralidade do cenário musical nacional.

“É extremamente necessário e importante este investimento para dar um pouco mais de voz e esperança a tantos artistas talentosos que buscam seu espaço no Brasil”, completa Fernando Gato, baixista da banda Maneva.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por artistas urbanos, ao tentar atingir a massa por meio das grandes mídias, é a censura em cima das críticas sociais e reflexos cotidianos presentes em suas músicas. Com isso, o auxilio da internet tem se tornando essencial para a difusão da música urbana no país.

“Quando a sua música tem uma verdade e uma qualidade que toca o coração das pessoas, se não vai tocar na rádio ou na TV, você vai ser bem executado na internet, ou as pessoas vão aos seus shows, saca? Eu acho que tem muitas bandas que são prova disso, como os Racionais MC’s, por exemplo.”, explica Rael.

O grupo de reggae Maneva é também um grande exemplo dessa nova geração de artistas que vem conquistando o seu espaço por meio do ambiente digital. “Nós somos uma banda que começou a ganhar mais notoriedade graças ao advento da internet. Acredito que ela veio para democratizar a música. Hoje em dia é muito mais fácil você poder mostrar seu trabalho para um novo publico do que antes”, comenta o baixista.

O festival é um grande passo para a valorização e elevação da arte urbana no país. Mas na visão dos artistas, ainda falta que a sociedade enxergue a importância da arte em desenvolvimento. “Eu acho que o passo principal pra essa elevação acontecer é o público se conectar, as pessoas entenderem o que os artistas estão querendo passar”, desabafa o rapper.

Os ingressos para a edição paulista do Tim Music Urbanamente estão à venda e vão de R$40,00 (meia entrada para pista) a R$120,00 (entrada inteira para mezanino), disponíveis na bilheteria da Audio (de segunda a sábado das 13h às 20h) e online pelo site ou aplicativo da Ticket360 – https://goo.gl/ACwBC6.