Os integrantes do My Chemical Romance pegaram todos os fãs de supresa neste final de semana, ao anunciarem a separação da banda. Em nota oficial publicada no site, Gerard Way, Mikey Way, Ray Toro, Frank Iero e Christopher Constantine agradecem ao público e amigos que estiveram presentes durante os 12 anos de estrada.

A banda de New Jersey foi formada em 2001, após os ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos. O primeiro single “Skylines and Turnstiles, escrito pelo vocalista Gerard, expressava seus sentimentos mediante a tragédia.

Em 2004, o sucesso da banda ultrapassou fronteiras com o disco Three Cheers for Sweet Revenge, lançado pela gravadora Reprise Records – superando a marca de mais de 2 milhões de cópias. O trabalho rendeu um dos maiores hits da banda, “Helena“.

Dois anos depois, MCR lançou o The Black Parade, sob a direção de Rob Cavallo (responsável pela produção de diversos álbuns do Green Day). Em seguida, foi a vez de Dangers Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys, lançado em 2010.

Leia o comunicado na íntegra:

“Estar nesta banda nos últimos 12 anos foi uma verdadeira benção. Nós fomos a lugares que nunca achamos que iríamos. Fomos capazes de ver e experimentar coisas que nunca imaginamos ser possível. Nós dividimos o palco com pessoas que admiramos e, o melhor de tudo, nossos amigos. E agora, como todas as coisas grandes, é hora de terminar. Obrigado por todo apoio de vocês e por serem parte desta aventura.

My Chemical Romance”