InícioNotíciasFilme Yellow Submarine, dos Beatles, é lançado em DVD e Blu-Ray

Filme Yellow Submarine, dos Beatles, é lançado em DVD e Blu-Ray

Chega às lojas de todo o país o clássico filme animado dos Beatles, Yellow Submarine, de 1968, restaurado digitalmente para o lançamento em DVD e Blu-Ray, junto de sua trilha sonora em CD.

Atualmente fora do mercado, o vídeo foi restaurado pela primeira vez em resolução digital de 4K, por Paul Rutan Jr. e seu time de especialistas na Triage Motion Picture Services and Eque Inc. Em função da natureza delicada da arte gráfica original, desenhada à mão, nenhum software foi utilizado no processo; foi tudo feito manualmente, frame a frame.

Os bônus do DVD e do Blu-Ray Yellow Submarine incluem um minidocumentário making of chamado Mod Odyssey (7’30”), o trailer original do filme, comentários do produtor John Coates e do diretor de arte Heinz Edelmann, entrevistas com outros envolvidos na produção do filme, sequências do storyboard, 29 desenhos à lápis e 30 fotos dos bastidores. Nas embalagens digipak, haverá imagens do filme reproduzidas e um livreto de 16 páginas, com um ensaio escrito por John Lasseter (diretor de criação dos estúdios de animação da Disney e Pixar).

Lasseter escreveu, “Como fã de animação e cineasta, eu tiro o chapéu para os artistas de Yellow Submarine, cujo trabalho revolucionário ajudou a construir o caminho para o variado mundo da animação que nós apreciamos hoje em dia.”

Dirigido por George Dunning e escrito por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal, Yellow Submarine começou sua viagem às telas quando Brodax (que já havia produzido previamente cerca de 40 episódios de uma série animada dos Beatles para o canal de televisão ABC) propôs ao empresário Brian Epstein que eles rodassem um longa de animação da banda.

Yellow Submarine, baseado em uma canção de John Lennon e Paul McCartney, é um conto fantástico que transborda a paz, o amor e a esperança impulsionados pelas músicas dos Beatles, como Eleanor Rigby, When I’m Sixty-Four, Lucy in the Sky With Diamonds, All You Need Is Love, e It’s All Too Much.  Quando o filme estreou, em 1968, foi reconhecido instantaneamente como um marco, ao revolucionar o gênero, integrando o desenho livre às inovações técnicas da animação. 

Inspirado pelas novas tendências artísticas desta geração, o filme bebe da fonte da Pop Art de Andy Wahrol, Martin Sharp, Alan Aldridge e Peter Blake. Com a direção de arte e produção a cargo de Heinz Edelmann, Yellow Submarine é um clássico do cinema animado, que conta, também, com o trabalho criativo dos diretores Robert Balser e Jack Stokes, com um time de animadores e técnicos.

“Desde o início, eu pensei que o filme deveria ser uma série de curtas interconectados”, lembra Edelmann. “O estilo deveria variar a cada cinco minutos, mais ou menos, para que mantivesse o interesse em alta, até o fim”. Estes estilos fundem ação e animação, sequencias em 3D e rotoscopia caleidoscópica, em que o filme é traçado frame a frame em desenhos. O processo completou-se em aproximadamente dois anos, 14 roteiros diferentes, 40 animadores e 140 artistas, para produzir toda esta inovação. O filme restaurado estará nas telas de festivais como o New York International Children’s Film Festival e SXSW Film, ambos no dia 17 de março. 

Em 24 de abril, a Candlewick Press lançará uma nova edição compacta, de capa dura do livro ilustrado Yellow Submarine, uma verdadeira jornada para toda a família. O livro, que poderá ser encontrado em lojas e na Beatles Store (www.thebeatles.com), traz, ao longo de suas 40 páginas, a beleza e a arte do filme que encantou adultos e crianças por gerações. Uma versão digital interativa do livro também está disponível para download grátis na iBookstore da Apple para iPad, iPhone e iPod em www.iTunes.com/TheBeatles.