Neste domingo, 22, o Radiohead voltou a se apresentar em São Paulo, após 9 anos desde o seu último show na cidade. A banda foi a atração principal do SOUNDHEARTS Fetival, tocando ao lado de Junun, do DJ Flyng Lotus e dos brasileiros do Aldo The Band.
No palco, os ingleses mostraram um show consistente e intenso, passeando pelas diversas fases de sua discografia e animando o público de aproximadamente 30 mil pessoas – de acordo com a produção – no Allianz Parque.
A mistura entre a dança e a melancolia
O início do show do Radiohead é simples, com as luzes apagadas e apenas um globo espelhado localizado na parte superior palco refletindo em todo o estádio. Com um piano, Thom Yorke e seus companheiros tocam “Daydreaming”, faixa do último álbum, “A Moon Shaped Pool”, lançado em 2016.
O clima intimista acaba em seguida, com “Ful Stop”, onde um imenso telão é projetado ao fundo do palco. Bem conectado com as canções, York arrisca passos e gestos dançantes que se misturam aos sintetizadores e guitarras do show.
Tudo acontece de forma crescente, e com o avanço de músicas como “15 Step”, “You and Whose Army?” e a potente “Myxomatosis”, o público vai, aos poucos, se entregando ao grande experimento ao vivo da banda.
Algumas faixas, como “Idioteque”, também ganham uma roupagem nova na atual turnê, com batidas mais enérgicas, agregando um pouco de psicodelismo ao ambiente.
O setlist, que contou com algumas alterações com relação ao show apresentado anteriormente, no Rio de janeiro, também cedeu espaço às faixas mais melancólicas, como “All I Need” e “Weird Fishes/Arpeggi”, que cantada em coro pelo público.
Em “Exit Music (for a film)” o show ficou mais uma vez por conta da plateia, que transformou o estádio em um mar de luzes com celulares. Ao fim da música, a banda agradeceu o carinho dos brasileiros.
Com cerca de 2h15 de show, o Radiohead encerrou a sua apresentação em SP com “Paranoid Android” e a balada “Fake Plastic Trees”, pegando o público de surpresa sem o hit “Karma Police”.
A essa altura do campeonato, percebe-se que a banda está mais atenta aos experimentos e envolvimento dos fãs com o show, do que com a apresentação do hits de sua carreira.
Confira o setlist do show do Radiohead em São Paulo:
- Daydreaming
- Ful Stop
- 15 Step
- Myxomatosis
- You and Whose Army?
- All I Need
- Pyramid Song
- Everything in Its Right Place
- Let Down
- Bloom
- The Numbers
- My Iron Lung
- The Gloaming
- No Surprises
- Weird Fishes/Arpeggi
- 2 + 2 = 5
- Idioteque
- Exit Music (for a Film)
- Nude
- Identikit
- There There
- Lotus Flower
- Bodysnatchers
- Present Tense
- Paranoid Android
- Fake Plastic Trees